Os alunos das turmas 11ºB1, 11ºC e 11ºD, do Agrupamento ESLA, visitaram a Mina de Sal-gema, em Loulé, na tarde do dia 3 de maio, com o patrocínio do Clube Ciência Viva na ESLA (CCVnESLA) e da Câmara Municipal de Loulé, que disponibilizou o transporte.

A experiência foi muito especial e enriquecedora e, após a descida de 230 metros, a lição de geologia foi diferente do habitual. O percurso através de algumas das galerias, sempre acompanhado por geólogos, permitiu compreender no local, todo o contexto geológico que esteve na origem da formação do sal-gema e, ainda, estabelecer a relação com conteúdos já lecionados em sala de aula.

Foi possível também comparar a forma como evoluíram as técnicas de extração mineira ao longo dos tempos, e observar em funcionamento, a máquina que atualmente faz a extração do sal-gema, formado há 230 milhões de anos.

Foram igualmente realizadas diversas atividades, dinamizadas pelos monitores do Centro Ciência Viva do Algarve, todas elas muito interessantes, e sempre relacionadas com a mina e a sua geologia e com diferentes formas de utilização do sal.

Os alunos puderam recolher e trazer diferentes amostras e, são momentos como estes, que por vezes ajudam na escolha de futuros percursos académicos e profissionais.

[Texto da professora Ana Saavedra]

Fotografias da visita