Alte acolheu, no passado dia 19 de novembro de 2025, as comemorações do GIS Day, numa iniciativa que reuniu a Divisão de SIG da Câmara Municipal de Loulé (DSIG), o nosso agrupamento de escolas, a Escola Secundária de Loulé, a Escola Profissional Cândido Guerreiro – Alte e a Escola Básica de Almancil.

Durante a manhã, foram apresentadas e partilhadas diversas boas práticas e experiências desenvolvidas nas escolas participantes no âmbito dos SIG. O programa incluiu ainda intervenções da DSIG e da ESRI Portugal, empresa responsável pelo software ArcGIS, uma das principais ferramentas utilizadas nesta área.

A Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres esteve representada pelo professor Carlos Simões, acompanhado pela turma do 11.º H, e pelo professor Luís Romão, com a turma 11.º I1 do curso profissional de Turismo.

Carlos Simões integrou o painel de oradores, tendo apresentado uma visão global sobre os Sistemas de Informação Geográfica, destacando a sua importância, áreas de aplicação e potencialidades. A intervenção incluiu ainda exemplos da utilização dos SIG nas aulas de Geografia, bem como a apresentação da “caixa de areia”. A apresentação encontra-se disponível em anexo.

Durante a tarde, os participantes envolveram-se num peddy-paper pela aldeia de Alte, utilizando cartografia impressa e uma aplicação SIG online. A iniciativa terminou com uma demonstração de drones, promovida pela Proteção Civil do Município de Loulé.

No final, foram já agendadas reuniões preparatórias para a organização das comemorações do Dia dos SIG 2026, que se assinala, anualmente, na terceira quarta-feira do mês de novembro.

Se tiveres curiosidade e quiseres saber mais sobre esta tecnologia contacta o professor Carlos Simões no gabinete de Geografia - Bloco D.

Apresentação