Este é um projeto interdisciplinar e vertical, tendo em conta os DAC e os domínios do 1º grupo, inerentes à Cidadania e Desenvolvimento, nomeadamente: Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.
O projeto desenvolveu, de forma dinâmica e vertical, em função de domínios de autonomia curricular (DAC) delineados em cada Conselho de Turma /Conselho de Docentes e integrará as atividades do Clube Ciência Viva ESLA (CCVnESLA).
Objetivos do projeto
- Sensibilizar os alunos para as questões relacionadas com o MAR;
- Explorar algumas problemáticas associadas ao oceano/ MAR;
- Estimular os alunos e a comunidade escolar/educativa a agir, intervir e decidir;
- Explorar várias potencialidades do oceano/mar;
- Promover o intercâmbio, a partilha e a cooperação entre as várias escolas (alunos/professores) do agrupamento, desde o pré-escolar ao secundário;
- Proporcionar aos alunos as bases de construção do conhecimento, integrando afetiva e cognitivamente o MAR;
- Desenvolver estruturas curriculares, materiais educativos e instrumentos de avaliação que integrem o MAR, numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar;
- Educar para uma Cidadania ativa, incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao MAR”;
- Compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral;
- Desenvolver competências que permitam aos alunos lidar com problemas do quotidiano;
- Mobilizar os alunos para ações de Cidadania, através da organização de eventos sobre o MAR;
- Conhecer melhor o oceano/mar que nos rodeia sob diferentes perspetivas e ciências;
- Estabelecer relação entre a ciência teórica e as aplicações práticas;
- Motivar os alunos para o estudo da ciência;
- Reconhecer as causas que têm levado à extinção das espécies marinhas;
- Identificar espécies, da fauna marinha, que estão ameaçadas;
- Conhecer os perigos dos Microplásticos;
- Desenvolver nos alunos os espíritos crítico, científico e as capacidades de autonomia e orientação para a resolução de problemas;
- Desenvolver competências pessoais, emocionais e sociais, promovendo o espírito de grupo e de entreajuda;
- Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas expressivas e artísticas;
- Problematizar situações reais próximas dos interesses dos alunos;
- Promover a tomada de decisões assertivas.
Coordenadora: Patrícia Jesus.
Coordenadores por turma: Ana Leiria (Sala Amarela do JI Fonte Santa), Marta Melo (3ºD), Márcio Guerra (4ºC), Sónia Pinto (6ºE), Marta Tardão (8ºE), Nélida Filipe (11ºD) e Maria Fael (Profissional de Fotografia).
Dinamizadores: Professores das turmas envolvidas (a definir em cada Conselho de Turma).
Atividades
- Ações junto da comunidade educativa, envolvendo docentes, alunos, pessoal não docente, associações locais, com o objetivo de alastrar o conhecimento sobre o oceano, zonas costeiras e de preparação dos eventos.
- Contacto entre especialistas, técnicos, professores/educadores e alunos participantes.
- Encontros inter-turmas (virtuais e/ou presenciais), de intercâmbio de ideias e de trabalho conjunto.
- Envolvimento dos professores que dinamizam o projeto, de forma integrada e transversal.
- Eventos sobre o mar, a organizar pelas turmas participantes, em parceria com a equipa do projeto.
- Divulgação das ações do projeto na comunicação social, redes socias e página do agrupamento.
Público-alvo: Alunos das turmas envolvidas, com a colaboração da comunidade escolar/educativa.
Parcerias: diversos agentes da comunidade educativa que, no desenrolar do projeto, se revelem necessários; recursos ESLA (bibliotecas, CCVnESLA, entre outros); parceiros.
Coastwatch
No passado mês de fevereiro as turmas do 11ºC e D e do 6ºE e G realizaram caminhadas levando a cabo a monitorização de 6 unidades costeiras, num total de 3 km desde Vale de Lobo até ao Hotel D. José. Esta atividade inseriu-se também no projeto europeu de educação ambiental para a sustentabilidade, ciência cidadã e voluntariado ambiental, apoiado pelo GEOTA - Coastwatch.
A Matemática nos Descobrimentos
No dia 11 de maio, os alunos do 11ºD foram à EB 2,3 São Pedro do Mar ensinar os colegas mais novos do 6ºE a construir quadrantes e como os utilizar na orientação, percebendo a sua utilização pelos navegadores. Posteriormente, os alunos do 6ºE decoraram os seus quadrantes.
O mar no laboratório
Os alunos do 8ºE e do 11ºD realizaram a medição de alguns parâmetros de águas marinhas e doces e realizaram atividades práticas de saturação e cristalização. A atividade decorreu na escola EB 2,3 São Pedro do Mar do dia 17 de maio.
As areias de Quarteira
No dia 18 de maio, os alunos do 3ºD foram à ESLA aprender, com o 11ºD, a distinguir diferentes amostras de areia de praias do mundo observando-as à lupa binocular no laboratório de Geologia. Observaram com mais detalhe as amostras da praia de Quarteira e adoraram ver os seus constituintes!
Estudar o fundo do Mar? Como?
Os alunos do 11ºD ensinaram aos colegas mais novos do 3ºD como se podem estudar os fundos marinhos e que seres vivos podemos encontrar em diferentes profundidades. A atividade decorreu no dia 18 de maio na Escola Secundária Drª Laura Ayres, na sala do Clube Ciência Viva na ESLA.
Segredos do Mar - Poster
No dia 7 de junho, os alunos do 3ºD e do 11ºD lançaram mãos à obra e construíram em conjunto dois pósteres alusivos aos fundos marinhos. Foi uma manhã de diversão e de muita partilha na EB 1 de Quarteira!
Estórias do Mar
No dia 14 de junho os alunos do 3ºD, 6ºE e do CEF de Operação e Distribuição deslocaram-se no comboio turístico de Quarteira à EBI da Fonte Santa. O objetivo desta visita foi conhecer o “cenário” do fundo do mar, elaborado pelas turmas do Jardim de Infância, e partilhar as estórias, poemas, contos e músicas que fizeram sobre a temática do MAR.
- Consulte também Nós e o Mar (II).
Organização
Colaboração