Este é um projeto interdisciplinar e vertical, tendo em conta os DAC e os domínios do 1º grupo, inerentes à Cidadania e Desenvolvimento, nomeadamente: Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

O projeto desenvolveu, de forma dinâmica e vertical, em função de domínios de autonomia curricular (DAC) delineados em cada Conselho de Turma /Conselho de Docentes e integrará as atividades do Clube Ciência Viva ESLA (CCVnESLA).

Objetivos do projeto

  • Sensibilizar os alunos para as questões relacionadas com o MAR;
  • Explorar algumas problemáticas associadas ao oceano/ MAR;
  • Estimular os alunos e a comunidade escolar/educativa a agir, intervir e decidir;
  • Explorar várias potencialidades do oceano/mar;
  • Promover o intercâmbio, a partilha e a cooperação entre as várias escolas (alunos/professores) do agrupamento, desde o pré-escolar ao secundário;
  • Proporcionar aos alunos as bases de construção do conhecimento, integrando afetiva e cognitivamente o MAR;
  • Desenvolver estruturas curriculares, materiais educativos e instrumentos de avaliação que integrem o MAR, numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar;
  • Educar para uma Cidadania ativa, incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao MAR”;
  • Compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral;
  • Desenvolver competências que permitam aos alunos lidar com problemas do quotidiano;
  • Mobilizar os alunos para ações de Cidadania, através da organização de eventos sobre o MAR;
  • Conhecer melhor o oceano/mar que nos rodeia sob diferentes perspetivas e ciências;
  • Estabelecer relação entre a ciência teórica e as aplicações práticas;
  • Motivar os alunos para o estudo da ciência;
  • Reconhecer as causas que têm levado à extinção das espécies marinhas;
  • Identificar espécies, da fauna marinha, que estão ameaçadas;
  • Conhecer os perigos dos Microplásticos;
  • Desenvolver nos alunos os espíritos crítico, científico e as capacidades de autonomia e orientação para a resolução de problemas;
  • Desenvolver competências pessoais, emocionais e sociais, promovendo o espírito de grupo e de entreajuda;
  • Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas expressivas e artísticas;
  • Problematizar situações reais próximas dos interesses dos alunos;
  • Promover a tomada de decisões assertivas.

Coordenadora: Patrícia Jesus.

Coordenadores por turma: Ana Leiria (Sala Amarela  do JI Fonte Santa), Marta Melo (3ºD), Márcio Guerra (4ºC), Sónia Pinto (6ºE), Marta Tardão (8ºE), Nélida Filipe (11ºD) e Maria Fael (Profissional de Fotografia).

Dinamizadores: Professores das turmas envolvidas (a definir em cada Conselho de Turma).

Atividades

  • Ações junto da comunidade educativa, envolvendo docentes, alunos, pessoal não docente, associações locais, com o objetivo de alastrar o conhecimento sobre o oceano, zonas costeiras e de preparação dos eventos.
  • Contacto entre especialistas, técnicos, professores/educadores e alunos participantes.
  • Encontros inter-turmas (virtuais e/ou presenciais), de intercâmbio de ideias e de trabalho conjunto.
  • Envolvimento dos professores que dinamizam o projeto, de forma integrada e transversal.
  • Eventos sobre o mar, a organizar pelas turmas participantes, em parceria com a equipa do projeto.
  • Divulgação das ações do projeto na comunicação social, redes socias e página do agrupamento.

Público-alvo: Alunos das turmas envolvidas, com a colaboração da comunidade escolar/educativa.

Parcerias: diversos agentes da comunidade educativa que, no desenrolar do projeto, se revelem necessários; recursos ESLA (bibliotecas, CCVnESLA, entre outros); parceiros.

Coastwatch

No passado mês de fevereiro as turmas do 11ºC e D e do 6ºE e G realizaram caminhadas levando a cabo a monitorização de 6 unidades costeiras, num total de 3 km desde Vale de Lobo até ao Hotel D. José. Esta atividade inseriu-se também no projeto europeu de educação ambiental para a sustentabilidade, ciência cidadã e voluntariado ambiental, apoiado pelo GEOTA - Coastwatch.

A Matemática nos Descobrimentos

No dia 11 de maio, os alunos do 11ºD foram à EB 2,3 São Pedro do Mar ensinar os colegas mais novos do 6ºE a construir quadrantes e como os utilizar na orientação, percebendo a sua utilização pelos navegadores. Posteriormente, os alunos do 6ºE decoraram os seus quadrantes.

O mar no laboratório

Os alunos do 8ºE e do 11ºD realizaram a medição de alguns parâmetros de águas marinhas e doces e realizaram atividades práticas de saturação e cristalização. A atividade decorreu na escola EB 2,3 São Pedro do Mar do dia 17 de maio.

As areias de Quarteira

No dia 18 de maio, os alunos do 3ºD foram à ESLA aprender, com o 11ºD, a distinguir diferentes amostras de areia de praias do mundo observando-as à lupa binocular no laboratório de Geologia. Observaram com mais detalhe as amostras da praia de Quarteira e adoraram ver os seus constituintes!

Estudar o fundo do Mar? Como?

Os alunos do 11ºD ensinaram aos colegas mais novos do 3ºD como se podem estudar os fundos marinhos e que seres vivos podemos encontrar em diferentes profundidades. A atividade decorreu no dia 18 de maio na Escola Secundária Drª Laura Ayres, na sala do Clube Ciência Viva na ESLA.

Segredos do Mar - Poster

No dia 7 de junho, os alunos do 3ºD e do 11ºD lançaram mãos à obra e construíram em conjunto dois pósteres alusivos aos fundos marinhos. Foi uma manhã de diversão e de muita partilha na EB 1 de Quarteira!

Estórias do Mar

No dia 14 de junho os alunos do 3ºD, 6ºE e do CEF de Operação e Distribuição deslocaram-se no comboio turístico de Quarteira à EBI da Fonte Santa. O objetivo desta visita foi conhecer o “cenário” do fundo do mar, elaborado pelas turmas do Jardim de Infância, e partilhar as estórias, poemas, contos e músicas que fizeram sobre a temática do MAR.

Organização

Colaboração