A Grace Emily, aluna do 10º ano do nosso Agrupamento, foi um dos 30 alunos escolhidos, a nível nacional, para participar na atividade da Agência Espacial Portuguesa "Astronauta por um dia".

No dia 29 de setembro de 2024 irá participar num voo parabólico promovido pela Agência Espacial Portuguesa.

A experiência na primeira pessoa

"Em janeiro, descobri um concurso promovido pela Agência Espacial Portuguesa e direcionada a todos os estudantes de 14 a 18 anos idade em Portugal, chamado Astronauta por um Dia. Vi que os finalistas do concurso terão a oportunidade de participar num voo parabólico, isto é, um voo num avião especializado que permite que os passageiros sintam microgravidade.

O espaço sempre me fascinou, então interessei-me de imediato pelo projeto, e decidi inscrever-me. O concurso foi composto por várias fases que avaliaram diferentes capacidades, de modo a eliminar concorrentes até sobrarem apenas os 30 finalistas.

A primeira fase foi a própria inscrição, que consistia em enviar um vídeo nosso a explicar a nossa motivação para participarmos no projeto, então fiz exatamente isso - falei nas minhas ambições e aspirações. Um mês depois recebi a confirmação de que, das 631 candidaturas, fui das 250 selecionadas para a segunda fase da competição.

Já em março deu-se a segunda fase, uma prova (online) que testava a memória, a velocidade e o raciocínio espacial dos candidatos. Mais uma vez, passei, junto de mais 99 alunos.

Foi na terceira fase que, para mim, tudo começou a parecer mais real. Tive que me deslocar até Lisboa para realizar algumas provas físicas. Algumas eram semelhantes às aulas de educação física, como vai-e-vens e abdominais, e outras que testavam o equilíbrio, agilidade e coordenação. Depois desta prova fiquei nervosíssima para saber se tinha passado ou não mas depois de um longo mês de espera, recebi a melhor notícia - tinha passado para a última fase que determinava os 30 alunos (de 50) que participarão no voo.

Esta última fase, que se realizou no final de maio foi uma simples entrevista por videoconferência com alguns avaliadores bastante descontraídos e alegres, uma atitude que me ajudou bastante a acalmar os nervos durante os curtos 10 minutos que passámos a conversar sobre qualidades e defeitos meus, para além das perguntas sobre situações específicas que poderia eventualmente enfrentar caso participasse no voo.

No dia da divulgação dos resultados finais, passei o dia colada ao telemóvel a verificar o email e parecia que nunca mais chegava nenhuma informação. Finalmente, ao final do dia recebi o email da Agência Espacial Portuguesa… “…parabéns por seres um dos 30 selecionados”. Assim, no dia 29 de setembro, vou ter a oportunidade excepcional de participar num voo parabólico, uma atividade usualmente exclusiva a pesquisadores e astronautas em formação.

Mal posso esperar que chegue setembro, quando experienciarei o resultado de todo o meu esforço, o que também me mostra que sou capaz até daquilo que parece mais difícil."

Grace Emily, 13/06/2024.

Fotografias

A partir de setembro iremos estar atentos à aventura da Grace.

Esta atividade não é da responsabilidade do CCVnESLA. Apenas foi promovida pelo CCVnESLA junto dos alunos.